Idosos estão entre as vítimas preferenciais de golpistas, principamente de forma virtual. Seja por desconhecimento de alguns aspectos da tecnologia, seja por, em alguns casos, se tratar de pessoas mais vulneráveis emocionalmente, os cibercriminosos se interessam muito por pessoas na terceira idade, por isso, é importante estar em alerta para ajudar nossos pais e avós. Seguem abaixo três dicas para ajudar a prevenir esses golpes:
1 - Não clicar em links enviados via e-mails, mensagens SMS e através de qualquer rede social
Junto à esses links, podem vir algum vírus ou malware que pode captar dados pessoas ou clonar alguma rede social sua
2 - Não entrar em internet Wi-fi pública
Caso o celular de qualquer pessoas que também esteja conecta nessa mesma internet, tenha pego algum vírus ou caído em algum golpe, esse vírus tentará se espalhar para os outros celulares e computadores conectados na mesma internet. Portanto, devemos utilizar APENAS a internet dos nossos dados móveis (3g, 4g, 5g)
3 - Cuidado ao fazer cadastros ou informar dados em lojas físicas e virtuais
Seja informando o CPF ou dados mais comuns como celular e e-mail, não é recomendado fazer isso pois esses dados coletados são constantemente vazados para outras empresas e até mesmo para criminosos. Esses dados costumam ser, também, comumente vendidos para outras empresas para fins de marketing e publicidade. Em resumo: ao não informar esses dados em cadastros físicos ou em lojas virtuais, além de estarmos diminuindo o incidente de recebermos ligações, e-mails e contatos indesejados, estaremos amenizando os riscos de nossos dados pessoais caírem nas mãos de criminosos.
ความคิดเห็น